29
out

Autores e obras independentes ganham espaço no mercado editorial

São Paulo, outubro de 2021 – As facilidades da autopublicação têm atraído cada vez mais escritores independentes que desejam lançar suas obras. É um meio alternativo simples, sem necessidade de investimento financeiro, que facilita a publicação de um livro. Desde setembro, estão sendo publicados cerca de 60 títulos diariamente no Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina – até então essa média era de 40 obras. No último levantamento feito pela startup, em julho de 2021, foram registrados 57 mil autores e 72 mil títulos publicados na plataforma. Com este ritmo, a empresa projeta representar 30% dos livros publicados no País até o início de 2022.

 

Fundada em 2009, a empresa inovou ao trazer para o Brasil o modelo de Print on Demand (impressão por demanda) e foi a primeira a disponibilizar um canal para qualquer autor publicar seus livros. “Eu escrevo desde adolescente e, para mim, não fazia sentido algum viver em uma era hiperconectada e tecnológica sem a possibilidade de publicar um livro facilmente, sem nenhum custo e ainda sem a necessidade de imprimir tiragens gigantescas, que poderiam acabar mofando na minha própria prateleira ao invés de chegar ao leitor”, comenta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

 

O Clube de Autores funciona de maneira bem intuitiva e simples para a autopublicação, facilitando também para os novos escritores que não possuem nenhuma experiência no mercado. Todo o processo é feito rapidamente e é o próprio autor quem define cada característica do seu livro, quanto quer ganhar de direitos autorais e decide se quer ou não distribuir sua obra, física e digital, através dos maiores e-commerces do mundo. É possível ainda acompanhar as vendas com total transparência dentro do site.

 

“Essas características podem parecer óbvias para um leigo no mercado, mas se comparadas com o mundo editorial tradicional, são absolutamente disruptivas. Estamos sempre atentos também para entender e atender os novos perfis de demanda dos autores independentes, utilizando a tecnologia como nossa aliada para viabilizar um nível de automação sem paralelos. Não à toa, nosso modelo vem sendo adotado cada vez mais por novos escritores e nossa expectativa ainda é continuar crescendo e oferecendo novas facilidades e serviços para eles”, diz Ricardo.

 

Ainda, para aqueles que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura, também podem contar com o Profissionais do Livro, site parte da rede Clube de Autores, focado na prestação de serviços editoriais. Nele, é possível encontrar profissionais para contratação de capa, revisão, diagramação, ilustração e praticamente todo tipo de serviço que achar necessário para publicar seu livro.

 

A notícia Autores e obras independentes ganham espaço no mercado editorial apareceu em Meio e Negócio.

[ad_2]

Source link