Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca e suspende vendas de carne bovina para China – Forbes Brasil
O Mapa ( Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou hoje (4) a ocorrência no Brasil de dois casos atípicos da doença EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecida como “vaca louca”. O governo federal vinha investigando a suspeita da doença desde quarta-feira.
De acordo com nota do ministério, um dos casos foi identificado em um frigorífico de Nova Canaã do Norte (MT) e o outro em Belo Horizonte (MG). Os animais, de acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, eram “vacas de descarte que apresentavam idade avançada e que estavam em decúbito nos currais”.
LEIA TAMBÉM: Produtores rurais contratam 36% a mais de crédito para a safra 2021/22
A confirmação dos casos levou o governo a suspender temporariamente as exportações de carne bovina para a China a partir de hoje. O país asiático é o maior importador de carne bovina brasileira, com forte crescimento a partir de 2019 por causa da PSA (peste suína africana) que fez o rebanho chinês cair à metade. A carne bovina, que já vinha em crescimento, ganhou escala. Em 2020, o país importou 2,75 milhões de toneladas, das quais 31,5% do Brasil. China e Hong Kong compraram 1,18 milhão de toneladas, volume que equivale a 58,6% das exportações brasileiras, por US$ 5,1 bilhões, 60,7% da receita total. De acordo com o Rabobank, com uma participação de 25% das compras globais de carne bovina em 2020, a China se tornou a maior importadora dessa proteína no mundo, seguido pelos EUA (12,5%) e Japão (8%).
Vale registrar que os casos registrados no Brasil são atípicos, ou seja, não foi detectado nenhum caso da doença transmitida de um animal para outro. A doença é considerada atípica quando é originada dentro do próprio organismo do bovino, geralmente em animais velhos. Os dois casos de EEB atípica são o quarto e o quinto no Brasil, desde que a doença reapareceu na Europa.
O primeiro caso de EEB foi detectado em vacas e bois britânicos, em 1986, contaminados depois de ingerir rações compostas por partes de carcaças de carneiros infectados. Mais dois surtos aconteceram: em 1996 e 2000, com milhares de bovinos sacrificados em toda a Europa e Japão, levando o setor a perdas econômicas gigantescas. Ela é degenerativa, causada pelo acúmulo de um príon (pequena e resistente proteína) no cérebro. Quando a proteína atinge o sistema nervoso central do gado adulto, é transmissível e progride lentamente, levando à perda de equilíbrio e agressividade, daí o termo “vaca louca”. A doença não é transmitida a humanos, embora haja uma similar, conhecida cientificamente como DCJv (Variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob), que é neurodegenerativa causada por príons.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
O post Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca e suspende vendas de carne bovina para China apareceu primeiro em Forbes Brasil.
https://platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js
A notícia Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca e suspende vendas de carne bovina para China – Forbes Brasil apareceu em Meio e Negócio.
[ad_2]
Source link