Cozinhar com banha de porco: conheça os benefícios
Você deve saber que, antigamente, era comum cozinhar com banha de porco. Nos dias de hoje, estamos mais acostumados a usar óleos vegetais, margarina e manteiga para fazer as receitas. As gorduras animais, como a banha e a manteiga, são sólidas à temperatura ambiente e os óleos são líquidos, extraídos de forma mecânica ou química do milho, algodão, soja, girassol e outros.
Benefícios da banha de porco
Essa gordura resiste bem às altas temperaturas sem liberar componentes tóxicos. Ela tem gorduras boas e o seu consumo moderado não aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). Ela é composta de gordura saturada, monoinsaturada e poli-insaturada. Ela também contém vitamina A, vitaminas do complexo B e betaína. A vitamina A é importante para os olhos, ajuda na formação de colágeno e também é necessária para a renovação das células. As vitaminas do complexo B regulam a produção de energia do nosso organismo, são boas para a pele, cabelo e intestino e também ajudam a fortalecer a imunidade. Já a betaína é um composto químico relacionada à redução de componentes que causam doenças do coração e osteoporose.
Como utilizar a banha de porco
Você pode utilizar a banha para fazer qualquer receita: refogados, assados, caldos, frituras, sopas e molhos. Ela não modifica o sabor da comida e, quando a utilizamos para fritar, deixa os alimentos bem crocantes e sequinhos. Experimente utilizar essa gordura animal nas suas preparações culinárias! Lembrando sempre que o segredo está na moderação, ok? A banha de porco deve ser incluída numa alimentação equilibrada e, se você tiver qualquer dúvida sobre a sua dieta, procure um nutricionista ou médico especializado!
Confira no TudoGostoso algumas receitas com a banha de porco: pastel de frango com catupiri, virado de feijão, costelinha de porco especial, feijão preto tradicional e empadinhas.
[ad_2]
Source link